quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma questão de risco.

Atendendo a pedidos segue um link sobre o problema nuclear Japonês.

**************

O acidente na usina nuclear Fukushima Daiichi, no Japão, despertou pânico na população japonesa e confusão no mundo, não apenas pela ameaça de contaminação radioativa, mas também pelas informações contraditórias divulgadas pela imprensa. Para sanar dúvidas, o biólogo Jean Remy Davée Guimarães, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, retorna ao Estúdio CH.

*************

Clique aqui e informe-se sobre o assunto.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Um VIVA às mulheres!




Quem não gosta de mulher?

Quem acha que toda mulher é burra e fútil?

Para os misóginos de plantão eu lhes ofereço Marie Curie!

Há 100 anos, em 1911, a genial Cientista (Física) Polonesa ganhava o Prêmio Nobel de Química (sim, ela era Física mas ganhou o Nobel de Química pois é tudo Ciência no final das contas) por seus trabalhos com Radioatividade. Tais trabalhos levaram-na à descoberta de novos elementos químicos, o Polônio (era ela Polonesa, lembram-se) e o Rádio.

Mas isso não é tudo. Este prêmio Nobel não foi o primeiro de Madame Curie. Foi o segundo, pois em 1903 ela havia sido laureada juntamente com o maridão, Pierre Curie, e com o Físico francês Henri Becquerel pelos estudos sobre radioatividade espontânea.

Madame Curie foi pioneira em muitas outras frentes. É até hoje a única pessoa a receber duas vezes o Nobel em áreas diferentes da ciência. Foi a primeira mulher doutora em ciências físicas, a primeira professora universitária da França e coordenadora de um laboratório no país e a primeira a ganhar uma cátedra na Universidade de Sorbonne. “Suas descobertas inquestionáveis transformaram duas áreas, a física e a química”, observa o físico Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos.

É pouco ou que querem mais?

Para aqueles que só se lembram de homenagear as mulheres no desprezível "dia internacional da mulher" deixo aqui a minha homenagem à uma mulher fantástica - Marie Curie - como demonstração do meu respeito pelo dito "sexo frágil" que, pelo exposto acima, nos mostra que de frágil não tem nada.

Leiam mais sobre Madame Curie aqui.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Leitura é indispensável!

Professor defende que a leitura é essencial para se formar um bom aluno em química.

Eu defendo ainda mais: LEITURA É ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE QUALQUER CIDADÃO.

Leia matéria na Ciência Hoje clicando aqui.

Comentário sobre o Carnaval.

Tá bom. Sei que o assunto não é Ciência, que é o tema principal deste blog.

Mas é difícil não aplaudir este Editorial da Jornalista (com Diploma!) Rachel Sheherazade.

Veja o vídeo e discorde se for capaz!

Clique aqui.

Quando o professor aprende

É o título desta reportagem/entrevista da Ciência Hoje com a pesquisadora Zahava Scherz do Instituto Weizmann, de Israel.

Mais uma vez o Professor é colocado na berlinda e a ele é transferida a culpa pelo fracasso educacional observado mundo afora atualmente, principalmente no ensino de Ciência.

Não que o Professor não precise se reciclar, aprender conceitos novos, se atualizar. Isso é obrigação de cada Profissional da Educação! O que me irrita profundamente é o fato de a classe de Professores que chamo de "Verdadeiros" serem confundidos com aventureiros que entram na vida acadêmica para "ganhar um troco". Este é o problema real. Muitos ditos "professores" de hoje simplesmente não são professores! Por isso é que a Educação virou esse lixo que nos acostumamos a ver e o pior, a aceitar.

Nada do que esta senhora diz é novo para Profissionais da Educação sérios e comprometidos com a sua Profissão.

Quem quiser ler "mais do mesmo" visite a página da Ciência Hoje clicando aqui.