Aqui vai um exemplo da estupidez humana.
**************************************************************************
Não tem jeito. Vai começar a temporada de previsões de todos os tipos para 2011.
E não tem como fugir: na TV, no rádio, no jornal e na internet, tem sempre alguém pronto pra lhe dizer o que será o amanhã.
No começo de 2010, o Globoesporte.com publicou as previsões esportivas dadas por uma cartomante e um ‘mago’ espírita.
Instigado pela curiosidade, fui lá nos arquivos conferir. E surpresa:
Eles não foram nada bem.
O primeiro desastre nas previsões veio na Copa do Mundo: o ‘mago’ Ubirajara Pinheiro e a cartomante Cinara Mattos cravaram que o Brasil seria finalista (foi eliminado nas quartas-de-final).
Ubirajra previu 90% de chance de título verde-amarelo, apontando Itália ou Alemanha como a outra finalista. Já Cinara garantiu que Brasil e França fariam a decisão, prevendo grande campanha da seleção francesa, que na verdade fez um fiasco histórico, saindo na primeira fase. Sobre a campeã Espanha, o ‘mago’ afirmou que nem chegaria entre as quatro. Cinara não falou em título, mas pelo menos previu que poderia “chegar longe”.
Nas previsões para o futebol carioca, outro desastre. O título brasileiro do Fluminense não apareceu nas cartas ou nos búzios, sendo que estes ainda disseram ao ‘mago’ Ubirajara que o Flu nada conquistaria em 2010. Apesar do ano catastrófico do Flamengo, ele tinha previsto que o rubro-negro conquistaria o estadual, outra vez o Brasileiro e com muita ênfase, garantiu a conquista da Libertadores. Para completar, falou em ano “muito carente” e negativo para o Botafogo, que acabou campeão carioca e bem no Brasileirão. A cartomante Cinara também errou ao apostar que o Fla conquistaria o estadual, além de prever que o time se sairia muito bem na Libertadores e no Brasileiro.
Em São Paulo, o ‘mago’ e a cartomante também não foram bem. Ubirajara viu nos búzios a certeza do título paulista para o Corinthians, além do Palmeiras conquistando a Copa do Brasil. Competição onde, segundo as cartas de Cinara, nenhum time de São Paulo teria chances. Pra completar, ambos apontaram que o Santos passaria 2010 em jejum. O Peixe acabou sendo o time-sensação do ano, faturando o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.
Mais erros nos palpites para os times gaúchos: a cartomante, pelo menos, previu o título estadual e a vaga na Libertadores para o Grêmio. Mas tanto ela quanto o ‘mago’, apostaram em ano ruim para o Inter, sem conquistas, o que acabou desmentido pela conquista da Libertadores.
Na Fórmula-1, mais um show de derrapadas: as cartas de Cinara afirmaram que um brasileiro seria campeão da temporada, mas todos passaram longe disso. Os búzios de Ubirajara disseram que o Brasil não tinha chances, mas que “seria difícil tirar a conquista de Michael Schumacher”. O alemão também nem chegou perto.
Por fim, os ‘videntes’ também não tiveram desempenho dos melhores nas quadras e piscinas: Cinara e Ubirajara apostaram alto na participação do basquete masculino no Campeonato Mundial. Ele apostou em medalha, enquanto ela disse que o segundo lugar era “praticamente nosso”. Os brasileiros ficaram em nono.
No feminino, não previram o mico que foi a eliminação antes da fase mata-mata e o nono lugar geral, mas pelo menos também não falaram em boa colocação.
No vòlei das mulheres, outro erro: os dois ‘videntes’ previram título mundial garantido, mas elas acabaram com o vice.
No masculino, finalmente ambos acertaram, ao prever mais um título mundial da seleção de Bernardinho.
E em meio à declarações otimistas sobre César Cielo, faltou profetizar a participação decepcionante no Pan-Pacífico, nos EUA. As boas previsões para ele só se confirmaram no fim do ano, quando o campeão olímpico ganhou nos 50 e 100m no mundial de piscina curta, em Dubai.
E em 2011, como será o amanhã?!
***************************************************************************
Texto do Blog do Ilan, veja aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário