sexta-feira, 18 de março de 2011

Um VIVA às mulheres!




Quem não gosta de mulher?

Quem acha que toda mulher é burra e fútil?

Para os misóginos de plantão eu lhes ofereço Marie Curie!

Há 100 anos, em 1911, a genial Cientista (Física) Polonesa ganhava o Prêmio Nobel de Química (sim, ela era Física mas ganhou o Nobel de Química pois é tudo Ciência no final das contas) por seus trabalhos com Radioatividade. Tais trabalhos levaram-na à descoberta de novos elementos químicos, o Polônio (era ela Polonesa, lembram-se) e o Rádio.

Mas isso não é tudo. Este prêmio Nobel não foi o primeiro de Madame Curie. Foi o segundo, pois em 1903 ela havia sido laureada juntamente com o maridão, Pierre Curie, e com o Físico francês Henri Becquerel pelos estudos sobre radioatividade espontânea.

Madame Curie foi pioneira em muitas outras frentes. É até hoje a única pessoa a receber duas vezes o Nobel em áreas diferentes da ciência. Foi a primeira mulher doutora em ciências físicas, a primeira professora universitária da França e coordenadora de um laboratório no país e a primeira a ganhar uma cátedra na Universidade de Sorbonne. “Suas descobertas inquestionáveis transformaram duas áreas, a física e a química”, observa o físico Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos.

É pouco ou que querem mais?

Para aqueles que só se lembram de homenagear as mulheres no desprezível "dia internacional da mulher" deixo aqui a minha homenagem à uma mulher fantástica - Marie Curie - como demonstração do meu respeito pelo dito "sexo frágil" que, pelo exposto acima, nos mostra que de frágil não tem nada.

Leiam mais sobre Madame Curie aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário