terça-feira, 30 de março de 2010

O LHC está funcionando!



Esta terça-feira marca o início de um dos mais fantásticos períodos para a Física de Partículas (e para toda a Ciência). Com a entrada em operação do LHC (Large Hadron Collider) um mundo de possibilidades serão abertas para a pesquisa em Física: desde a possível observação do Bóson de Higgs (a partícula que é responsável por dar massa a todas as outras partículas fundamentais na natureza, no modelo Teórico Padrão das partículas fundamentais), ao possível entendimento da Matéra Escura até a fascinante possibilidade de encontrar aquilo que os Cientistas denominam de Nova Física (basicamente coisas que nem imaginamos existir ainda no Universo).

O empreendimento (que custou mais de 3 bilhões de euros aos cofres públicos da comunidade econômica européia) conseguiu, pela primeira vez nesse dia 30/03/2010, colidir prótons a 7 TeV (Tera eletrons-volt), um recorde na história da Ciência.

Tais colisões vão possibilitar, possivelmente, que a humanidade recrie, em laboratório, as condições da origem do Universo.

Algumas pessoas temiam pela utilização desse super colisor (veja aqui). O fato é que estas colisões de altíssimas energias podem criar mini buracos negros e, como sabemos, buracos negros engolem tudo o que estiver dentro de seu horizonte de eventos. Mas estras pessoas se esqueceram que, mesmo buracos negros, conservam "momento linear", o que impossibilitaria que tais mini buracos negros "engulissem a Terra", pois nosso belo planeta estaria fora do horizonte de eventos, caso tal mini-buraco negro fosse produzido em uma destas colisões do LHC.

De qualquer forma, só o fato de eu poder escrever essa breve mensagem e você estar podendo lê-la tranquilamente, mostra que nosso mundo ainda existe. Mais um belo exemplo do método científico em andamento, ou seja, não precisamos "divagar" a respeito de nada, basta que façamos experimentos para comprovar nossas hipóteses.

Leiam mais aqui, aqui e aqui.

Se quiser acompanhar ao vivo clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário