terça-feira, 30 de março de 2010

Você tem medo de tomar vacina?

Ultimamente tenho recebido alguns hoax sobre a vacinação contra o vírus da gripe H1N1. O conteúdo de tais mensagens beiram à insanidade total.

Falam de "illuminati e a nova ordem mundial"; sobre a vacina causar a Síndrome de Guillain-Barre; sobre um complô internacional para reduzir o número de habitantes na Terra; sobre o fato de as doses de vacina conterem uma quantidade letal de mercúrio e muito mais.

Vou tentar discutir estes pontos citados acima (mesmo nao sendo médico ou pesquisador da área), utilizando a arma mais adequada a qualquer cidadão que tenha a mínima capacidade de raciocinar, ou seja, o bom senso.

a) Os Illuminati e a nova ordem mundial

Não percamos tempo aqui. Isso é basicamente uma alucinação causada por muita leitura de romances do escritor Dan Brown.

b) Síndrome de de Guillain-Barre (SGB)

Aqui precisamos discutir seriamente o assunto pois o que aconteceu de fato foi que em 1976, um tipo anterior de vacina contra a gripe suína foi ligado à SGB, em um índice de 1 caso de SGB para 100.000 pessoas vacinadas. Alguns estudos desde então mostraram um pequeno risco de SGB em pessoas vacinadas contra a gripe comum, mas este risco não é superior a 1 caso de SGB em cada milhão de pessoas vacinadas.

Desde 1976, vacinas de gripe não foram claramente ligadas a SBG, que também pode ocorrer em pessoas que nunca receberam uma vacina contra a gripe. Os benefícios de vacinação contra a gripe para prevenir doenças sérias, hospitalização e morte substancialmente excedem estas estimativas de risco para SGB associadas a vacinas. Se você já teve SGB, consulte o seu médico antes de receber a vacina contra gripe.

Resumindo: estatisticamente falando é muito pouco provável que a vacina moderna cause algum caso de SGB.

c) Complô Internacional para a Redução do Número de Habitantes na Terra

Vamos ser razoáveis aqui, meus amigos. Quer dizer então que, em plena era da informação, "organizações diabólicas" (dos EUA, certo?!) estão querendo livrar o nosso mundinho de um monte de gente pobre e "coitadinha", enfiando agulhinhas com doses letais de ... veneno...?

É isso mesmo? Mas os pobres e coitadinhos terceiro-mundistas são obrigados a tomarem vacina? Acho que não. Mas então que complô mais idiota esse?!

Baboseira pura!

d) Quantidade de Mercúrio na Vacina

Segundo as pessoas que estão trabalhando arduamente para impedir este genocídio em massa do planeta, a vacina tem mercúrio e oleo de esqualeno, que são altamente tóxicos.

Mas segundo o diretor de ensaios clínicos do Instituto Butantan, Alexander Roberto Precioso, contudo, “a quantidade de mercúrio que tem nessa vacina é muito pequena e considerada não prejudicial à saúde das pessoas”. A informação foi dada em entrevista ao Jornal Nacional.

Em relação ao esqualeno, o Ministério da Saúde afirma que a substância não faz mal à saúde. “[O esqualeno] é retirado do fígado do tubarão e assemelhados. Trata-se de um supercomplemento alimentar, assim como o óleo de fígado de bacalhau e a emulsão de Scott”, disse o ministério em nota enviada ao G1.

***

Enfim, tomar a vacina contra o vírus H1N1 não é obrigação de ninguém. Cabe a você, leitor, escolher se deve ou não tomar a vacina. A vacina foi desenvolvida de forma séria e correta, nos melhores Laboratórios do mundo e, portanto, tem eficácia comprovada mediante a testes estatísticos apurados.

Quem quiser se informar seriamente a respeito da vacina e da vacinação visite o site do Ministério da Saúde, clicando aqui.

Um comentário:

  1. Olá,
    Parabéns pelo blog e pela iniciativa de divulgação científica. Estou seguindo.
    Conheça o meu blog de educação/divulgação científica, ciências exatas/naturais e estudos epistemológicos. O endereço é:
    http://imperativocientifico.blogspot.com/
    Comentários são bem-vindos.
    Abraço,
    Rafael Tadeu M. Ribeiro

    ResponderExcluir